A Capital das Ruas Enfeitadas regressa de 22 a 27 de Agosto com muitas novidades

Avizinha-se mais uma edição das Ruas Enfeitadas do Pereiro de Mação. Cumprindo a tradição, a abertura ao público vai acontecer ao final da tarde de terça-feira 22, permanecendo gratuitamente à disposição dos visitantes até domingo 27.

A maioria das ruas e largos da aldeia vão estar ornamentadas a rigor com as mais variadas cores e efeitos, de acordo com a vontade e escolha dos seus moradores. Os céus das ruas vão transformar-se em autênticos jardins suspensos que vão maravilhar os naturais e forasteiros.

A menos de um mês do evento, é grande o entusiasmo que reina na Capital das Ruas Enfeitadas. Acabam de ser montadas as estruturas que irão sustentar os milhares e milhares de flores nas ruas e largos. Muitas novidades estão reservadas para a edição de 2017. Embora muitas delas estejam por desvendar, eis que a ponta do véu começa a ser levantada surgindo as primeiras revelações:

No Largo do Arraial, o maior largo da aldeia, será montada uma gigante rosa-dos-ventos multicor, para que os visitantes não percam o norte. Terá seis metros de altura e trinta de largura. Segundo a organização, será a maior rosa-dos-ventos montada com flores artificiais em Portugal e mesmo no estrangeiro…

Para a sua execução foram necessários vários meses de trabalho. Como curiosidade, vejamos alguns dos materiais aplicados: 12.000 agrafos; 4.500 metros de cordel; 550 metros de “cortados“ e 4.500 flores artificiais verdes, vermelhas, azuis e amarelas. Oito luzes intermitentes acenderão as letras iniciais dos 8 principais pontos cardeais (N; S; E; O; NE; NO; SE e SO). Para servir de suporte a todo este mundo de cor e imaginação foram necessários 14 postes de metal com seis metros de altura e mais 65 metros de comprimento desses tubos para ligar os postes no topo, circundando todo o largo com 160 argolas onde serão atados outros tantos cordéis com flores e “cortados” que irão formar a rosa-dos-ventos. Para fixar os tubos foram gastos mais de 100 metros de arame.

A ornamentação lateral da curva da Rua de Santo António, junto à entrada para o recinto das festas, será outra das novidades da edição 2017. O troço inicial desta rua também passará a ser iluminado com imaginativos seis candeeiros…

A fonte do Largo do Arraial terá uma nova ornamentação. Os arcos gigantes montados nas três entradas da aldeia (junto ao cruzamento que vai para a Aboboreira, na Portelinha e no Pereiro Cimeiro) serão totalmente remodelados com efeitos inovadores…

Uma rosa gigante com um olho central a amarelo e mais três pétalas a vermelho, amarelo e novamente vermelho vai voltar a ser montada, suspensa no ar, junto à sede da Associação da terra. Tem dois metros de largura e 1,50 m de altura. Foram necessários vários meses para confeccionar as mais de 5.000 flores artificiais que a compõem…

Nas ruas Principal, Tapada Nova e Senhora da Saúde é grande a azáfama com a implantação de várias novidades que irão deixar os visitantes maravilhados…

Na sexta, sábado e domingo haverá comes e bebes e muita animação no recinto das festas com conjuntos musicais, DJs e várias surpresas. Os bailes prolongam-se pela noite dentro, terminando já com o sol a nascer… O ponto alto dos festejos, no domingo, é constituído pelas cerimónias religiosas com missa solene e a grandiosa procissão com a padroeira da aldeia, Nossa Senhora da Saúde transportada simultaneamente por dezasseis pessoas, percorrendo as ruas enfeitadas, constituindo momentos de muita fé e emoção.