A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos assinalou, no dia 24 de Outubro, o Dia Municipal para a Igualdade com a sessão “Profissões sem Género”, iniciativa que decorreu no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos, com testemunhos de homens e de mulheres em profissões não tradicionais quanto ao Género.

A sessão contou com a participação de Ana Batista – cavaleira tauromáquica; Luís Brardo – cabeleireiro; Elsa Silva – motorista da Ribatejana; Edgar Branco – Professor de Danças de Salão no Clube Desportivo Salvaterrense; Rita Moreira – Joalheira; Rui Pedro Horta – Educador de Infância; Paula Gonçalves – Guarda Principal GNR – Destacamento de Coruche; Helena Neves – vice-presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

A moderação da sessão esteve a cargo de Cátia Silva, do CLDS 3G Salvaterra de Magos. Na plateia estiveram alunos das Escolas Profissional e Secundária de Salvaterra de Magos.

Segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helena Neves, foi “um momento importante de reflexão”. “O essencial que ficou foi que o importante é que façamos o que nos faz feliz”, referiu. Por isso a mensagem foi unânime: “Fazer aquilo que gostamos e em que acreditamos, ir à procura e nunca desistir”, concluiu.

O objetivo da sessão foi combater os estereótipos de género e promover uma sociedade mais integradora e igualitária, uma vez que continuam a persistir ideias de que existem profissões mais talhadas para homens e para mulheres.

A complementar as comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, o Mercado de Cultura de Marinhais vai receber no dia 29 de outubro, pelas 17 horas, a peça de teatro “Os brincos à Ronaldo e outras histórias”, com encenação de Alexandre Sampaio e interpretação de Alicia Gomez, Joana Costa Saraiva e José Armando. Um espetáculo alusivo à Igualdade de Género.