ASSOCIAÇÃO DE JOVENS

A cidade de Samora Correia comemora o Dia Internacional da Juventude, sábado, 12 de Agosto, com uma jornada de promoção dos jovens talentos nas mais variadas áreas. A iniciativa inédita da Associação de Jovens de Samora Correia (AJSC) visa promover e incentivar o empreendedorismo nos vários sectores, divulgando vários exemplos de sucesso em áreas tão diferentes como a criatividade, a cultura, o desporto e a dança.

A manhã será preenchida com duas conferências no Palácio do Infantado, a partir das 11h00. A importância dos jovens no associativismo e o empreendedorismo jovem são os temas que motivam a participação de destacados palestrantes.

A partir das quatro da tarde começa uma maratona de animação juvenil com escola de samba, danças de salão, zumba, fado, dança contemporânea. A noite é animada pelo DJ Luís Marta, dirigente da associação de jovens e um caso de superação.

Luís é invisual, tem um cão guia que o acompanha para todo o lado, mas a limitação não o inibe de se deslocar para Lisboa, onde trabalha como massagista. Luís é conhecido por animar as festas da região como DJ.

O jovem portador de deficiência, tem uma dinâmica elogiada por todos os colegas, e é um dos motivadores do grupo de jovens de Samora Correia que fundou a associação há cinco anos. A AJSC ainda não tem uma sede para desenvolver as suas actividades, partilhando o espaço com a Associação Social Amigos de Samora onde está representada.

Edgar Correia, Presidente da AJSC, considera prioritária a criação de um espaço onde a associação possa guardar os seus pertences, toda a documentação e realizar as reuniões. “A nossa sede será um ponto de encontro para a juventude de Samora Correia. Somos uma associação aberta a todos e queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos jovens e de todos os habitantes desta terra”, adianta o líder da associação que tem realizado dezenas de iniciativas em regime de total voluntariado.