Santarém lança no próximo dia 3 de Junho, no largo do Seminário, a campanha de sensibilização ambiental be.eco, para a recolha selectiva de beatas de cigarro, mês em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente. Esta campanha, que conta com o apoio da DELTA CAFÉS, implanta no centro histórico da cidade, seis equipamentos de deposição de beatas de cigarro, designados por ECO|Beatas.

Perante o cenário comum de abandono de beatas de cigarro em espaço público, que constituí um impacte visual negativo de limpeza urbana e de saúde pública, o Município aposta na campanha be.eco com o mote “Beatas de Cigarro é no ECO|Beatas”.

Se é fumador pode colaborar nesta missão, levantando, gratuitamente, um “eco.b” – porta-beatas no Posto de Turismo e, posteriormente, fazer a sua descarga num dos seis ECO|Beatas disponíveis no centro histórico da cidade de Santarém, para que posteriormente, estes resíduos sejam encaminhados para valorização energética.

Durante a manhã, do dia 3 de Junho, próximo sábado, realizar-se-á uma acção de recolha de beatas de cigarro pelas ruas do centro histórico da cidade de Santarém, que conta com a presença da BriPA – Brigada de Protecção Ambiental da PSP de Santarém, do grupo de voluntários da Escola Técnico Profissional do Ribatejo (ETPR), dos clubes de Ambiente dos Agrupamentos de Escolas Dr. Ginestal Machado e Alexandre Herculano, de voluntários da Missão Beatão, de Escuteiros do Agrupamento 52 de Santarém e todos os cidadãos que queiram participar. Vamos contabilizar numa hora quantas beatas de cigarro são recolhidas no Centro Histórico. Participe! Dê um novo destino a este resíduo, valorizando-o!

be.eco