A Casa do Brasil, em Santarém, foi ontem palco de um seminário sobre a eficiência energética em sistemas de saneamento básico, promovido pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), que reuniu cerca de 25 entidades gestoras de água e saneamento. O encontro contou com o apoio da Águas de Santarém.

A sessão de abertura decorreu pelas 10h00, com as presenças de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém e do presidente da Assembleia Geral da APDA, Rui Godinho. O O Seminário concluiu ser prioritário o “equilíbrio sustentável na gestão do sector da água”, tendo o mesmo reflectido sobre o “sector energético em Portugal e as repercussões da energia na drenagem e tratamento de águas residuais”.

Durante o dia foi alargado o debate entre Entidades Gestoras e o sector da energia, no sentido de minimizar os consumos energéticos e maximizar as possibilidades de produção de energia nos sistemas de saneamento básico, podendo assim ser delineada uma estratégia de Eficiência Energética a ser aplicada em sistemas de bombagem e Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

O encerramento esteve a cargo de Salgado Zenha, da APDA, e da administradora executiva da Águas de Santarém, Teresa Ferreira, que manifestou a sua “enorme satisfação pelo sucesso deste seminário”.