A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos organiza de 19 a 23 de Junho a Semana Aberta da Universidade Sénior.

A iniciativa marca o fim do ano lectivo 2016/ 2017 e integra várias iniciativas, nomeadamente um passeio dos alunos à Ericeira e Convento de Mafra (dia 19), uma aula de yoga, aberta à comunidade, no jardim do Cais da Vala (dia 20) e um convívio/piquenique na Praia Doce (dia 21), para alunos e familiares.

A iniciativa termina com a cerimónia de encerramento do ano lectivo, no dia 23, pelas 15 horas, no Celeiro da Vala, contando com a actuação do Coro e do grupo de dança da Universidade Sénior, a entrega de diplomas e o discurso do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Eng. Hélder Manuel Esménio.

A Universidade Sénior de Salvaterra de Magos conta com cerca de 150 alunos e quase duas dezenas de formadores. No ano lectivo que agora termina foram leccionadas 22 disciplinas, desde inglês, informática e biologia, passando pela História Local e Património Cultural Concelhio, Direito, yoga Aguarela ou Desporto, entre muitas outras áreas.

De acordo com a vice-presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helena Neves, “a Universidade Sénior é um projecto de grande importância, no sentido em que é mais uma ferramenta que o Município dispõe para proporcionar um envelhecimento activo à nossa população. Funciona numa perspectiva não formal, mas mais do que a aprendizagem, importa a promoção da saúde e do bem-estar social. Há mesmo estudos que dão conta que o aparecimento das Universidades Seniores está associado ao decréscimo do uso de antidepressivos por parte da população sénior”.

Download PDF