A Escola Superior de Educação de Santarém  (ESES) organizou, de 17 a 21 de Abril, uma Semana Internacional  que é uma iniciativa europeia da Associação Comenius, e que conta com a colaboração do Instituto Politécnico de Santarém, do Centro Europe Direct de Santarém e do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.

Os objectivos gerais desta semana foram dar a oportunidade aos estudantes de contactarem uma realidade sócio-cultural diferente, tomarem conhecimento de outro sistema educativo e discutirem um tema que seja de interesse à sua formação, enquanto cidadãos europeus.

Esta semana contou com a participação de 17 estudantes estrangeiros, procedentes de instituições parceiras de ensino superior, que frequentam cursos de formação de educadores e/ou de professores e de educadores sociais, procedentes da Áustria, Bélgica (flamenga e francófona), Dinamarca, Noruega, Reino Unido e Canadá (Quebeque). Participam, também, 10 estudantes da ESES, de  diferentes licenciaturas.

O tema desta semana internacional foi “Liberdade e Cidadania Europeia”, havendo um enfoque muito específico quanto ao papel dos média quer na construção da cidadania europeia quer na forma como perspectivam a realidade de outros países, fora do contexto europeu.

Os estudantes participam em várias actividades, nomeadamente ateliês, debates, trabalhos de grupo, visita à cidade e visita à Escola Primária e ao Jardim de Infância de São Domingos.

Este ano, na última sessão, houve também a participação de estudantes estrangeiros que se encontram a fazer um programa de mobilidade no Instituto Politécnico de Santarém, possibilitando assim confrontar as percepções dos estudantes da União Europeia com as dos estudantes procedentes de países de fora da união.