GFAS 13-10-13Entre 17 e 23 de Agosto terá lugar em Viana do Castelo uma Semana Taurina composta por diversos eventos, entre os quais um espectáculo equestre e outro cómico-taurino para os mais novos, dois colóquios e duas exposições, uma de fotografia taurina, com fotos de diversos repórteres, e outra, organizada por Marco Gomes, sobre a tradição tauromáquica vianense. Haverá ainda uma feira de livros de temática tauromáquica e, claro, a Corrida de Toiros, que mau grado a oposição da edilidade vianense tem tido basta afluência de público.

O Grupo de Forcados Amadores de Santarém, em ano de celebração do seu Centenário, e o cavaleiro Paulo Caetano, pelos 35 anos de alternativa, serão homenageados na corrida de toiros que tem lugar no dia 23 de Agosto, realizando-se em praça desmontável instalada na cidade Princesa do Lima, numa organização do Movimento “Vianenses pela Liberdade” em colaboração com o empresário José do Carmo Reis. O cartel desta corrida integrará seis cavaleiros e o Grupo de Forcados Amadores de Santarém pegará em solitário os seis toiros, sendo três de Paulo Caetano e os restantes de Brito Paes.

Embora ainda sem confirmação oficial por parte da Organização, parece que estão certas as presenças de Rui Salvador, de Ana Batista e de Moura Caetano. No dia da corrida, antes do início do espectáculo, o crítico e escritor João Cortesão evocará as trajectórias do Grupo de Forcados Amadores de Santarém e do cavaleiro tauromáquico Paulo Caetano.

 

*Texto publicado em edição impressa de 14 Agosto

Download PDF