É certo que a tradição já não é o que era, mas, apesar de tudo, a Praça de Toiros do Cartaxo abrirá as suas portas no próximo dia 1 de Novembro – Dia de Todos-os-Santos – para acolher o espectáculo com que “tradicionalmente” se encerra a temporada tauromáquica no nosso país.

Longe vão os tempos dos grandes cartéis, quando os cavaleiros não “cortavam” a época logo a seguir às feiras de Outubro, em Vila Franca de Xira e da Piedade, em Santarém. Actualmente, a maioria dos cavaleiros entra cedo em modo de “defeso”, preparando-se mais ou menos intensamente com vista à próxima época.

Entretanto, começam a ser conhecidas algumas cerimónias de atribuição de prémios aos triunfadores, o que servirá para manter viva a chama da afición de muitos, para quem um interregno de cerca de cinco meses sem actividades taurinas é um verdadeiro suplício.

Assim sendo, o Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo promove um festival taurino cujos eventuais lucros reverterão a favor do seu Fundo de Assistência, no qual participarão os cavaleiros Carlos Alves, Gonçalo Fernandes, José Carlos Portugal, David Gomes e Soraia Costa, estando as pegas de reses de Lopes da Costa a cargo dos Amadores do Cartaxo. O espectáculo terá início às 16 horas.

Download PDF