Está a decorrer durante o dia de hoje, no auditório do Centro de Formação Profissional de Tomar, o Encontro “Faz Integração”, iniciativa do projecto Faz Eco E6G, que tem como objectivo promover a capacitação, cidadania e espírito empreendedor nas crianças e jovens, nomeadamente nos que são oriundos das comunidades ciganas.

A sessão de abertura contou com a participação de Conceição Silva (directora adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo), Anabela Freitas (presidente da Câmara de Tomar) e Rosa Lopes Monteiro (secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade).

A autarca salientou o facto de a integração só se conseguir com o empenho efectivo quer da comunidade cigana, quer da não cigana, reafirmando também a sua convicção de que não poderemos descansar enquanto houver pessoas no concelho, qualquer que seja a sua origem, que não tenham acesso ao direito constitucional a uma habitação condigna.

A secretária de Estado, por seu turno, considerou o trabalho que tem vindo a ser feito em Tomar, no campo da integração da comunidade cigana, como um dos melhores exemplos a nível nacional, de que o próprio encontro é um resultado prático. Deixou um conjunto de sugestões de trabalho e a garantia do seu empenho pessoal para colaborar com o concelho nesta matéria.