Já é conhecida a selecção oficial que irá integrar a segunda edição do Planos, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar que se irá realizar nos dias 24 e 25 de Novembro.

Ao todo foram seleccionados 21 filmes de entre mais de 400 candidaturas. Doze países estão representados nessa selecção: Itália, Geórgia, México, Suécia, Reino Unido, Taiwan, França, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Argentina e claro, Portugal.

De entre os escolhidos, a grande maioria irão ter a sua estreia nacional em Tomar, enquanto que duas das entradas (”Blind Fate” do Reino Unido e “Fragile” do Taiwan) irão ser apresentados ao público pela primeira vez, tendo a sua estreia mundial no Planos.

Portugal é novamente o país com mais filmes seleccionados contando com sete entradas na lista. Pedro Augusto Almeida e Bernardo Gomes de Almeida voltam a ter um filme em competição no Planos (”Laranja Amarelo” e “Noiva” respectivamente), à semelhança de Bernardo Lopes, que depois de ter estado presente com o filme “Lux” no ano passado, traz-nos este ano o seu mais recente projecto, “Ivan”, filme que lhe deu há uma semana a vitória como melhor realizador no Chelsea Film Festival em Nova Iorque. A estes juntam-se os filmes “78.4” de Tiago Amorim, “Coerência” de Miguel De, “Marasmo” de Gonçalo Loureiro e “Post-Mortem” de Belmiro Ribeiro. Itália é o segundo país com mais entradas na lista, tendo quatro filmes em competição, integrando assim uma selecção variada e ecléctica com géneros tão distintos que vão desde o drama à comédia. A selecção será dividida ao longo de três sessões competitivas, que terão lugar durante os dois dias em que acontece o festival. A entrada, essa, permanece gratuita.

Sara Barros Leitão e Tiago Alves Integram Júri do Planos

Depois de ganhar o prémio de melhor actriz como “Marta” na primeira edição do Planos, Sara Barros Leitão marcará presença no festival, desta vez como ilustre membro da audiência e do júri. Natural do Porto, formou-se em Interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo. Trabalha regularmente em Televisão, e o seu trabalho na mini-série “Mulheres de Abril” valeu-lhe, em 2014, a nomeação para Melhor Actriz Secundária nos Prémios Áquila e Prémios Fantastic Televisão.

Tiago Alves é, por sua vez, a confirmação que fecha o painel de jurados do Planos. Radialista, jornalista, divulgador e programador de cinema desde 1995, coordena e apresenta actualmente o Cinemax, na Antena 1, um magazine com emissões diárias e semanais. Além de se escutar na rádio, o Cinemax é também um canal de cinema online, dedicado à actualidade cinematográfica, e um magazine de televisão com sessões regulares de curtas-metragens na RTP2.

Ambos vão assim juntar-se aos restantes elementos do júri, que inclui também Margarida Mateus, representante do Cineclube de Tomar; Flávio Ferreira, convidado especial da noite de sexta-feira; Cláudio Jordão e Nelson Martins, fundadores da KotoStudios e Pedro Caldeira e Paulo Graça, fundadores da produtora Tripé e organizadores do Planos.