Diogo Sepúlveda - Montemor 01-05-2015A Tertúlia Montemorense acaba de anunciar os triunfadores da temporada de 2015 na praça de toiros de Montemor-o- Novo, troféus que serão entregues a 27 de Novembro em local a designar pelos responsáveis da Tertúlia.

João Moura Jr., cavaleiro que contraiu matrimónio no passado sábado, em Elvas, foi considerado o triunfador da época montemorense, prémio que consolida a sua posição de potencial triunfador de temporada, tantos foram os sucessos que logrou alcançar em arenas nacionais e espanholas. Entre os marialvas da sua geração talvez apenas João Telles Jr., que, curiosamente, também se casou neste final de época, possa ombrear com o ginete de Monforte.

O prémio para a melhor pega foi muito justamente concedido ao Cabo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, Diogo Sepúlveda, que na corrida de 1º de Maio, ali rubricou uma pega extraordinária, que mereceu o seguinte comentário de Miguel Alvarenga, cuja crónica na oportunidade citámos: “Por Santarém, abriu praça o Cabo Diogo Sepúlveda. Com a arte, com o saber, com a técnica e com o coração que o caracterizam. Foi uma pega “de parar o trânsito”, desde o garboso cite à maestria com que recuou e levou o toiro toureado, à reunião de braços e pernas, à garra com que ficou na cara do toiro, depois muito bem ajudado por todos os companheiros. Foi uma lição de bem pegar. Como o são sempre as pegas de Diogo Sepúlveda – um forcadão.” Muitos Parabéns!

O último troféu, mas, naturalmente, não o menos importante, distingue o melhor toiro saído à arena de Montemor nesta temporada – o nº 447, da Ganadaria de António José Teixeira, lidado em quarto lugar na corrida de 1º de Maio, pelo cavaleiro João Moura Jr. e pegado pelo valoroso João Braga, do Grupo de Forcados Amadores de Montemor.

 

*Texto publicado em edição impressa de 16 Outubro

Download PDF