A TVI que nesta noite regressou às transmissões de corridas de toiros – não se sabe se por uma única vez ou se perspectiva manter esta atitude empresarial – ganhou muita notoriedade, conforme confirmam os dados irrefutáveis da análise ao nível de audiências televisivas. Os dados são da GFK/CAEM. Cerca de 700 mil espectadores, em média, assistiram à corrida pela televisão e ao longo da transmissão houve períodos em que a audiência superou um milhão de telespectadores. É obra!

A transmissão ficou no top dos programas mais vistos do dia e foi o terceiro programa mais visto da TVI, com 7% de rating e 24% de share. Durante toda a transmissão 2.067 milhões de pessoas viram algum momento da corrida. A transmissão competiu com a telenovela da SIC “Amor Maior” e foi líder de audiências em praticamente toda a transmissão, período em que a SIC registou uma média de 6,4% rating e 21,9% share. No mesmo horário a RTP lograva alcançar um share de 4,8%, com a exibição de “Bollywood – Atitude”…

Nos resultados globais do dia a transmissão da corrida dos 125º aniversário do Campo Pequeno fez subir a audiência média da TVI para os 19.4%, mais 0,5% em relação à sexta-feira anterior (18,9%), superando os resultados da SIC (16,9%) nesta sexta-feira.

Comparativamente a outros programas, as audiências da corrida superaram todos os programas da RTP. Algo que, naturalmente, não inquieta o Director de Programas do canal público, arvorado que parece estar em moralista do regime… Em relação ao programa “Love on TOP”, que ocupa habitualmente uma parte do horário nobre da TVI a corrida quase duplicou a audiência.

Porque a corrida foi televisionada e me encontrava fora do continente tive de ver a corrida pela TVI, cumprindo-me enaltecer os judiciosos comentários do Dr. Joaquim Grave, mas lamentar que o tempo de intervalo, preenchido com um extenso bloco publicitário, tenha demorado uma infinidade!