Para entrar nas histórias infantis e descobrir o mundo mágico que os livros encerram, basta ter um menino ou uma menina que queira dançar consigo, o resto fica a cargo da imaginação e da cumplicidade. 

Começar os sábados de manhã a dar um ‘pezinho de dança’ com o seu bebé preferido, é o desafio que a Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita lança a todos os adultos que tenham um par pequenino que os queira acompanhar à Arte em Movimento – oficina de dança para bebés, da livraria ‘Aqui Há Gato’.

Organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo, a oficina decorre no terceiro sábado de cada mês, sempre às 11h00 e é dinamizada por Sofia Almeida, licenciada em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana. O objectivo da oficina é criar um espaço de encontro e partilha entre bebés e adultos, que promova tanto a descoberta do espaço e do corpo, como a criação de laços que reforcem o crescimento social, afetivo e cognitivo das crianças. A próxima sessão decorre neste sábado, dia 17 de Fevereiro.

A reação às imagens, aos gestos e à música contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora, do equilíbrio e da coordenação de movimentos dos bebés, mas a verdade é que a dança para bebés é muito mais do que isso, é um momento de partilha entre pais e filhos, avós e netos, entre irmãos ou cuidadores e os mais pequeninos, é um espaço onde o fascínio e a diversão andam de mãos dadas com a imaginação e o crescimento mútuo.

As oficinas de dança para bebés têm a duração de 30 minutos e são destinadas a crianças a partir dos 12 meses (ou mais novas com aquisição de marcha) até aos 3 anos de idade, acompanhadas por um adulto e têm um valor da inscrição de 8,00 euros, sendo recomendada marcação prévia.