salvaterra universidade senior

Foto C. M. Salvaterra de Magos

Yoga do Riso, História Local e Compreender as Sociedades Actuais e Literatura e Cultura Portuguesa são as novidades este ano, ao nível das disciplinas, na Universidade Sénior do Concelho de Salvaterra de Magos.

A cerimónia de arranque do ano lectivo 2016/2017 teve lugar no dia 7 de Outubro, no Celeiro da Vala, em Salvaterra de Magos e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Hélder Esménio e da vereadora da Cultura, Helena Neves.

“A Universidade tenta sempre dar resposta ao que os formandos e novos formadores nos vão solicitando e tentamos enquadrar disciplinas que possam enriquecer o dia-a-dia dos seniores do concelho”, referiu a vereadora Helena Neves.

A Universidade conta actualmente com cerca de centena e meia de alunos das várias freguesias do concelho e duas dezenas de formadores, muitos deles voluntários.

Desenho e Pintura, Aguarela, Teatro, Danças e Coro, Yoga, Desporto Sénior, Adaptação ao Meio Aquático, Hidroginástica, Saúde e Bem Estar; Economia Social e Financeira, Informática e Biologia; Direito e Inglês são outras das disciplinas disponíveis.

Ao longo do ano lectivo serão também realizadas visitas de estudo e workshops sobre diversas temáticas.

O projecto da Universidade Sénior de Salvaterra de Magos nasceu em 2007 com o objectivo de introduzir no contexto de uma aprendizagem ao longo da vida, a possibilidade de todas as pessoas residentes no concelho poderem, a partir dos 50 anos de idade, iniciar ou dar continuidade a novas aprendizagens, nas mais variadas temáticas.