_DSC0090

A Câmara de Santarém, as forças vivas do concelho e os agentes culturais voltam este ano a dar as mãos na terceira edição do ‘Verão In. Str… é um espanto!’.

De 21 de Junho a 23 de Setembro, o Centro Histórico vai voltar a ser palco de uma vasta programação cultural e desportiva, sendo que, este ano, haverá ainda a realização de actividades na Ribeira de Santarém.

Centenas de eventos – cinema ao ar livre, concertos de música, teatro, folclore, actividades ao ar livre para adultos e crianças – estão programados para acontecerem durante os três meses do verão em quatro palcos situados nos largos do centro histórico (Seminário, Padre Chiquito, Marvila, Portas do Sol) e a animação vai acontecer igualmente em bares da cidade.

_DSC0077 _DSC0071

A iniciativa, eleita pela Entidade de Turismo Alentejo/ Ribatejo como o “Melhor evento 2016”, foi ontem apresentada publicamente na Escola Profissional Vale do Tejo, onde a vereadora da Cultura, Susana Pita Soares, realçou que este projecto assenta numa “política cultural inclusiva, qualificada, diversificada e participada”.

Segundo referiu, o evento, que vai na sua terceira edição, está consolidado e as parcerias estabelecidas “permitem caminhar com segurança”.

“Não vou permitir que a cultura seja vista de uma forma isolada. Tudo tem de fazer parte de um todo”, disse, salientando “a importância de trabalhar em rede com todos os agentes culturais”.

“Juntos somos mais fortes. Esta é a Bandeira do projecto”, afirmou Susana Pita Soares, explicando que o objectivo principal deste ‘Verão In. Str… é um espanto!’ é “afirmar Santarém como um espaço de cultura”, fortalecendo a sua atractividade turística e valorizando os recursos do concelho.

Ao mesmo tempo procura promover a inclusão, envolvendo a população, associações e instituições culturais, artistas, proprietários de imóveis, imobiliárias, empresários, comerciantes, patrocinadores, acrescentou.

_DSC0098

Decorrendo no centro histórico de Santarém, a programação volta, no In.Artes, a colocar a arte “em locais improváveis”, numa dezena de lojas devolutas e em espaços públicos e comerciais.

No In.Cidade, são oferecidos aos visitantes passeios guiados e temáticos a monumentos, ruas, ruelas e recantos que narram a história de Santarém e de Portugal.

O In. DownTown prevê a abertura das lojas do centro histórico até às 23h00, sendo o horário alargado aos sábados, a par de outros incentivos para quem fizer compras no comércio daquela zona da cidade.

As sandes de “pombinhas de Santarém”, apadrinhadas pela Nobre e pela Compal, um pão, símbolo do culto do espírito santo, que remete para o bodo distribuído aos pobres no Pentecostes, regressam também à vitrinas das pastelarias da cidade, alargando-se a vertente gastronómica do programa ao festival “tomate, azeite e alho” e a segunda edição do “Street Food In.Str”.

O In. Movimento, numa vertente mais desportiva oferece aulas abertas, no Largo Padre Chiquito, em colaboração com seis ginásios da cidade e muitas actividades no Jardim das Portas do Sol.

Download PDF