É a confirmação da hegemonia do Vitória Clube de Santarém no actual panorama do futsal feminino do distrito: o emblema escalabitano revalidou no passado sábado o título de campeão distrital da AF Santarém, fruto de um triunfo contundente por 8-1 sobre o CAD Coruche, confirmando um feito que se repete pela terceira vez nas últimas quatro temporadas.

A equipa feminina vitoriana, que se assume já como uma das bandeiras do fenómeno desportivo de Santarém, não só pela magnitude das suas conquistas, como pela projecção que confere ao concelho nalguns dos mais representativos palcos nacionais, acumula já dez temporadas consecutivas de actividade, após a estreia oficial em 2007/08, num trabalho que agora culmina, desta forma, no primeiro bicampeonato da sua história.

Numa Nave Municipal bem composta, com a nação vitoriana ciente de que os três pontos garantiriam matematicamente nova grande conquista, as bicampeãs rubricaram exibição segura e, a espaços, entusiasmante, começando a construir o resultado logo nos primeiros segundos de jogo. Os golos do título seriam apontados por Conxi (3), Kanuka (2), Rita Vieira (2) e Pulga.

Para a história fica o elenco de campeões: a equipa técnica composta por Hugo Vieira (treinador principal), Leonor Meneses (treinadora adjunta), Duarte Fernandes (treinador de guarda-redes) e Patrícia Louro (massagista), e as atletas Pita, Zeca, Lila Freitas, Kanuka, Rita Vieira, Tati Ribeiro, Conxi, Carla Paulino, Andreia Neves, Teté, Pulga, Letícia Silva, Carina Ribeiro e Vanica.

Consumado o primeiro grande objectivo da temporada, quando faltam ainda duas rondas para cumprir nesta edição do Campeonato Distrital de 2016/17, as vitorianas garantem simultaneamente novo lugar na Taça Nacional da categoria, a iniciar já em Março. Segue-se a missão de conseguir a segunda “dobradinha” consecutiva para as cores azuis: as vitorianas disputam as meias-finais da Taça do Ribatejo nos dias 25 e 26 de Fevereiro, frente ao Lírios do Campo.

 

Dérbi histórico

Também para a história, mas pelo seu carácter inédito, fica a primeira derrota de sempre do Vitória Clube de Santarém em dérbis da cidade ao nível do futsal de formação, frente ao GFE Comércio (5-6). O desaire dos líderes do Campeonato Distrital de Juniores Masculinos chegou finalmente ao cabo de 15 jogos disputados (antes do passado sábado, os números assinalavam o esmagador registo de 12 triunfos vitorianos e 2 empates).

Porém, apesar do percalço, o alarme não disparou no reino vitoriano, uma vez que a equipa orientada por Pedro Silva e Pedro Nuno continua a depender apenas de si própria para conquistar o título distrital do escalão, bastando para tal que triunfe nas quatro rondas que restam para o final da prova. O desafio de fogo surgirá já este sábado, dia 18 de Fevereiro, em Mação, numa reedição do duelo que em 2014/15 valeu o título distrital de juvenis a esta geração de superlativa qualidade do Vitória Clube de Santarém.

Destaque ainda para o triunfo folgado em infantis “A” no Entroncamento, diante do Casal do Grilo, por 13-1, que deixa o Vitória a apenas 3 pontos de garantir a final do escalão, assim como para as goleadas em iniciados, que continuam no topo da tabela, e em juvenis, que se encontram igualmente a um pequeno passo de reclamar matematicamente o rótulo de campeões distritais.

Confira de seguida todos os resultados e marcadores do fim de semana de 10, 11 e 12 de Fevereiro:

– SENIORES FEMININOS: Vitória C. Santarém, 8 – CAD Coruche, 1
(Golos: Conxi 3, Kanuka 2, Rita Vieira 2, Pulga)

– JUNIORES MASCULINOS: Vitória C. Santarém, 5 – GFE Comércio, 6
(Nuno Gomes 3, Francisco Sousa, Miguel Vargas)

– JUVENIS: GD Marinhais, 2 – Vitória C. Santarém, 18
(Miguel Garcia 3, Jony 3, Eduardo Carvalho 3, Diogo Santos 3, Bernardo Bernardino 2, Leonardo Dias 2, João Peitaço e Mauro Bernardino)

– INICIADOS: Vitória C. Santarém, 8 – CAS Vicentense, 0
(João Francisco 4, Bernardo Garcia 2, Tomás Penteado e Diogo Madeira)

– INFANTIS “A”: Casal do Grilo, 1 – Vitória C. Santarém, 13
(Duarte Nunes 6, Xavi Malpique 3, Gui Rosa, Zé Pedro, Afonso Leão, André Paulo)

– INFANTIS “B”: Vitória C. Santarém, 0 – CAD Coruche, 4

– BENJAMINS: CD Os Patos, 3 – Vitória C. Santarém, 2
(Carlos Bernardino, Gui Casaca)

– TRAQUINAS: Futalmeirim, 4 – Vitória C. Santarém, 0; Cruz de Cristo, 5 – Vitória C. Santarém, 2
(Bernardo Bruno, João Esteves)

– VETERANaoOS “A”: Cruz de Cristo, 0 – Vitória C. Santarém, 6
(Temo Guilherme 4, Sérgio Fernandes, Marco Pinto)

– VETERANOS “B”: CAS Vicentense, 2 – Vitória C. Santarém, 2
(Joel Moita, Nuno Pita Soares)

 

Download PDF