No próximo dia 17 de Abril de 2018, pelas 18h30, terá lugar a Assembleia de Inestigadores nº 110 do
Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), dada aos Prémios CIJVS/2018, instituídos com o apoio da Fundação Millennium bcp, como espírito vivido. Durante a Sessão Solene será proferida a comunicação “Fundação Millennium bcp – Caminhos de futuro”, por Fátima Dias, Secretária-Geral da Fundação Millennium BCP.

Na presente comunicação, a conferencista vai destacar o papel da Fundação Millennium bcp, desde que foi instituída em 1991, pelo Banco Comercial Português, o qual desde sempre entendeu cumprir, a par do exercício da sua actividade específica, um papel de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere.

A actividade da Fundação Millennium bcp, inserida no contexto das políticas de responsabilidade social e de mecenato cultural institucional, assume-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção, que são a Cultura, a Educação/Ciência e Conhecimento e a Solidariedade Social, tendo procurado desenvolver ao longo do tempo, alguns projectos próprios de relevo como o do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, classificado em 2015 como Monumento Nacional ou o da Galeria Millennium mas fundamentalmente tem procurado concentrar os recursos disponíveis no apoio a instituições e organismos de referência e a projectos que apresentem orientação para o acréscimo de eficácia a longo prazo.

Com especial incidência na área da Cultura a Fundação Mbcp tem vindo a apoiar ao longo da sua existência uma grande diversidade de projectos no domínio das artes e da preservação do património histórico-cultural, nomeadamente, do património construído e no apoio a museus, que são vectores fundamentais da identidade nacional, assumindo-se cada vez mais como um parceiro de referência nesta área.

“Numa época em que a globalização se impõe, vários desafios se colocam às instituições, nomeadamente, as que actuam no domínio da cultura, área por excelência onde a nossa essência identitária se afirma e constitui um factor distintivo no mundo que nos rodeia”, segundo refere nota da organização. “Nesse sentido, a Fundação Millennium bcp partilha o desígnio daqueles que se propõem fazer sempre melhor, um pouco mais além, apoiando os que querem assim fazer o caminho da diferença e aproximar o futuro”, conclui a referida nota.