A Câmara de Santarém vai criar o “Espaço Empresa Santarém”, uma parceria entre o município, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., a AMA – Agência para a Modernização Administrativa e o AICEP – Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal. A inauguração tem lugar no dia 19 de Abril, às 17h00, na Loja do Cidadão de Santarém, e conta com a presença de membros do Executivo de todas as entidades envolvidas.

O “Espaço Empresa Santarém”, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, encerra aos sábados, domingos, feriados nacionais e feriado municipal, e vai permitir desburocratizar e poupar tempo útil às empresas sedeadas no município, para além de potenciar o desenvolvimento económico e social do Concelho.

Este novo serviço vai concentrar, num único balcão, respostas de diversos organismos da administração central e local.

No dia 9 de Abril, às 11h00, a Câmara de Santarém assina o protocolo com vista à implementação municipal do “Espaço Empresa Santarém”, na Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha, com o IAPMEI, em parceria com a AMA e a AICEP, e outras 20 autarquias, nesta fase de arranque, que conta com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

A proposta de protocolo que vai ser agora firmado, entre as quatro entidades, foi aprovado por unanimidade, na última reunião do Executivo Municipal, que teve lugar no dia 26 de Março.

O Município continua a alavancar a afirmação de Santarém enquanto local estratégico de excelência para investir, empreender e desenvolver economicamente os negócios.

É neste propósito que o Espaço Empresa Santarém vai integrar, para além dos serviços já prestados pelo Gabinete de Apoio ao Investidor (Via Expresso Investidor e Via Expresso Jovem), outros serviços das entidades parceiras – IAPMEI, AICEP e AMA – com o objectivo de num único ponto de contato, facilitar e apoiar todos aqueles que pretendam investir ou já estejam a investir em Santarém.

A criação dos espaços empresa em espaços municipais – projectos piloto iniciados em 2017, têm como objectivo testar este conceito, de modo a concretizar e a operacionalizar, através duma abordagem multicanal, a criação de uma rede de suporte de pontos focais nas entidades da Administração Pública, com o envolvimento das câmaras municipais.

Para além de Santarém, as câmaras municipais protocoladas nesta fase de arranque são Abrantes, Ansião, Beja, Bragança, Castelo Branco, Famalicão, Fundão, Guarda, Guimarães, Lagos, Oliveira do Bairro, Ourém, Paços de Ferreira, Portalegre, São João da Madeira, Tavira, Tondela, Valongo, Viana do Castelo e Vila Real.

O projecto “Espaço Empresa” tem como objectivo criar uma rede de pontos únicos de atendimento às empresas, distribuído por todo o espaço nacional, com serviços disponibilizados, quer através do canal presencial, numa lógica de proximidade e de atendimento personalizado, quer através dos canais online e telefónico. Esta rede de atendimento multicanal vai permitir o acompanhamento dos empresários, ao longo do ciclo de vida das empresas, com estruturas de apoio ao investimento que, no caso da Câmara de Santarém, já dispõe de atendimento presencial, no âmbito do Gabinete de Apoio ao Investimento.