A Infraestruturas de Portugal anunciou hoje que vai construir passeios na Estrada Nacional (EN) 3 na vila de Pernes, reivindicados há mais de uma década por autarcas e população.

Em comunicado, a empresa afirma que a consignação da empreitada aconteceu na segunda-feira e que a intervenção, orçada em 236 mileuros, vai permitir a construção de passeios num troço de 1,3 quilómetros dentro da povoação, bem como a realização de beneficiações ao nível do pavimento, do sistema de drenagem da via e da sinalização rodoviária.

“A obra tem um prazo de execução de três meses e a sua concretização irá promover a melhoria das condições de segurança aos automobilistas e peões que diariamente utilizam a EN3”, refere a nota da Infraestruturas de Portugal.

O presidente da Junta de Freguesia de Pernes, Luís Emílio Duarte, disse hoje à Lusa que esta intervenção é reivindicada há mais de uma década, concretizando-se mais de um ano depois de se ter falado na sua realização em antecipação do centenário das Aparições e da visita do papa Francisco a Fátima, uma vez que a vila é atravessada por muitos peregrinos.

O autarca referiu a importância da obra para a segurança dos habitantes da vila, sublinhando que por aquela via, de elevado tráfego, passam diariamente as crianças e os jovens que se dirigem à escola de segundo e terceiro ciclos e os idosos que têm apoio na Santa Casa da Misericórdia.