Caricaturas de António e Fotografias de Carlos Gil recordam a Revolução de Abril

A Exposição “Rostos da Revolução” concebida pela Fundação Mário Soares (Coordenação de Alfredo Caldeira), que harmoniza fotografias de Carlos Gil e caricaturas de António, é inaugurada no próximo sábado, dia 14 de Abril, às 15h00, na Galeria do Mercado Municipal de Coruche.

Após a inauguração, pelas 16h00, irá decorrer uma conversa sob o tema “Rostos da Revolução. 44 anos depois…” com a presença do deputado João Soares e do jornalista e Diretor do Diário de Notícias, Ferreira Fernandes.

“Rostos da Revolução” recorda o 25 de Abril através do cruzamento da Fotografia e do Cartoon.

A Exposição apresenta cerca de 80 fotografias do fotojornalista Carlos Gil e uma reinterpretação do caricaturista António (António Moreira Antunes) dos seis painéis do retábulo de São Vicente, atribuídos a Nuno Gonçalves. São retratados acontecimentos do período da revolução e figuras importantes da sociedade do pós 25 de Abril, como Ramalho Eanes, Freitas do Amaral, Zeca Afonso ou Carlos Paredes.

O Caricaturista António revela que o convite foi um regresso ao passado para “visitar o seu próprio paleolítico” quando criou em 1979 uma versão alternativa dos famosos painéis de São Vicente, uma obra do séc. XV.

A exposição integra-se num ciclo de programação de exposição para formação de público na área da cidadania e da história contemporânea portuguesa, integrando também as iniciativas do Ano Europeu do Património Cultural e do Programa Municipal “Pontes para a Igualdade – Cidadania Participada, Cidadania Alcançada”.