Santarém vive a emoção dos tesouros da memória dos 771 anos do Santíssimo Milagre.

A edição de 2018 das Festas do Santíssimo Milagre de Santarém decorrem nos próximos dias 8 e 9 de Abril. A Real Irmandade do Santíssimo Milagre de Santarém promove mais um ano a “grande festa” de celebração e veneração da ‘Sagrada Relíquia’.

No Domingo de Pascoela, dia 8 de Abril, às 11h00 e às 13h00 haverá momento de veneração da Sagrada Relíquia. Pelas 12h será celebrada Missa Solene, presidida por D. José Augusto Traquina Maria, Bispo de Santarém. Pelas 16h00 sai a Magna Procissão do Santíssimo Milagre, ao modo de muitos séculos, presidida também pelo senhor Bispo.

Esta procissão, um dos pontos altos dos festejos é caracterizada por Martinho Vicente Rodrigues com as “ruas atapetadas de flores, rios de gente, fortalecimento da fé, ensinamentos da humanidade e lições de vida, colchas nas janelas, arte de decorar ao longo dos anos por cada morador, no ar o fumo do incenso”.

Na Segunda-feira, dia 9 de Abril, dia da veneração local, terá lugar pelas 8h30 a celebração de Missa na Ermida do Santíssimo Milagre.

Cumpre-se a palavra autorizada de Sua excelência D. António Francisco Marques, primeiro Bispo de Santarém: “A celebração festiva desta data é uma excelente oportunidade para aprofundar a fé na Eucaristia e desenvolver o culto eucarístico, tornando mais intensa e consciente a devoção ao Santíssimo Sacramento”.

“O Santíssimo Milagre de Santarém é um sinal de intervenção de Deus a chamar a nossa atenção para a presença misteriosa e protetora do Senhor na Eucaristia. É, por isso, um convite perene à oração e à veneração do Santíssimo Sacramento e um apelo à participação na celebração da Eucaristia, sua fonte e centro da vida cristã”, como referiu o Bispo de Santarém.