A 8ª Edição do Festival de Gastronomia “Cozinhas do Mundo”, vai realizar-se de 12 a 20 de Abril, nos dias úteis, na Escola de Hotelaria de Fátima. Este ano, os projectos desenvolvidos pelos alunos centraram-se nas diferentes regiões de Portugal  percorrendo os seus sabores e tradições vitivinícolas de norte a sul do país, passando pelas ilhas da Madeira e dos Açores.

Este evento é o culminar da Prova de Aptidão Profissional desenvolvida ao longo do ano lectivo e que já integra também o trabalho de pesquisa teórica e a realização do Live Cooking& Beverage Service, por parte dos alunos do 3º ano dos curso de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.

As ementas que os alunos se propõem servir durante o evento, resultam do trabalho de pesquisa elaborado por equipas constituídas por 2 elementos da área de Cozinha/Pastelaria e 1 elemento da área de Restaurante/Bar. Previamente, os alunos efectuaram o enquadramento em termos gastronómicos e vitivinícolas, evidenciando os seus produtos e utilizações mais características, bem como as técnicas e métodos de confecção mais utilizados e que resultam no menu que eles vão apresentar aos seus “clientes”.

Com o objectivo de incentivar e potenciar  a vinda do maior número possível de pessoas ao Festival, este ano o evento realiza-se no horário de almoço, a partir das 12h30, incentivando a aproximação à comunidade local. Considerando que o visionamento ao vivo das preparações dos menus é um importante elemento diferenciador do festival, a organização afirma, em comunicado, “manter esta facilidade e aumentar a dinâmica das várias bancadas existentes”.

Este continua a ser, oito anos depois, um dos grandes momentos de mostra das capacidades técnicas dos alunos desta escola, não só às pessoas que a visitam, mas também aos empresários que, ano após ano, acompanham o processo de validação e avaliação das competências dos alunos.

O valor do menu é 18 euros e inclui o cocktail aperitivo, entrada, prato de peixe, prato de carne, tábua de queijos e finaliza com a sobremesa. As bebidas também estão incluídas – vinho branco, vinho tinto, água mineral, sumos e  refrigerantes.