O Teatro Sá da Bandeira em Santarém acolheu a Gala do Aniversário do Jornal Correio do Ribatejo na passada segunda-feira, dia 9 de Abril.

Uma noite de festa, homenagens, memórias e certezas assinalou os 127 anos deste Jornal.
Este ano a administração do Jornal decidiu homenagear algumas figuras ilustres da região, pelo seu trabalho, dedicação, vida e causas defendidas.

O grupo musical Três Bairros, composto por Guilherme Madeira, João Correia e Ricardo Gama, que também abrilhantaram a noite com a sua actuação, foram um dos homenageados.

Arlindo Consolado Marques, o ‘Guardião do Tejo’, foi igualmente distinguido, pela luta que tem travado na defesa daquele que é o maior rio da Península Ibérica.

João Gomes Moreira, “um cidadão do Mundo”, foi distinguido, a título póstumo, pela sua vida dedicada ao Ribatejo, à etnografia e ao folclore, tendo sido um colaborador activo do Correio do Ribatejo.

Outra figura homenageada foi o bandarilheiro César Marinho, natural de Santarém. Com uma vida dedicada à ‘Festa Brava’, foi um grande nome do toureio nacional.

O empresário José Júlio Eloy foi também distinguido nesta gala, pela sua dedicação à região, nomeadamente na sua ligação à Feira do Ribatejo, ao CNEMA, entre outros.

O último homenageado da noite foi o Dr. José Manuel Nogueira, médico que dedicou mais de trinta anos da sua vida à cidade de Santarém, tanto na área da saúde como no associativismo.

Esta noite contou também com uma conferência sobre a imprensa e a história do Correio do Ribatejo e das suas abordagens a acontecimentos marcantes na história da região e do país, pelo jornalista e investigador António Valdemar, que também referiu os 150 anos do nascimento de João Arruda, fundador do Jornal, que se assinalam em Novembro próximo.

No final, após concerto dos Três Bairros, houve o corte do bolo e um brinde ao Correio do Ribatejo.

Deixamos um agradecimento especial a todos os que encheram o Teatro Sá da Bandeira nesta noite de festa do Jornal de Todos e para Todos os Ribatejanos.

(notícia desenvolvida na edição de 13 de Abril)

Veja a galeria de imagens: