O IPSantarém vai receber, nos dias 4 e 5 de Maio, uma Feira Solidária de objectos usados e actividades culturais de entrada livre, na qual as pessoas da comunidade local poderão trocar ou comprar objectos usados de que já não necessitam e participar em actividades culturais e artísticas no Politécnico.

Organizada pela Tertúlia do IPSantarém – em colaboração com o curso de Artes Plásticas e Multimédia da ESES e a Santa Casa da Misericórdia (SCMS), com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Santarém, a Eurest e os Serviços de Acção Social do Politécnico – a iniciativa pretende angariar fundos para apoiar aquela corporação de bombeiros.

A participação da SCMS consiste no envolvimento do Centro de Dia tanto na organização da Feira como da produção de objectos artísticos e respectiva venda na Feira, no âmbito do Projecto ‘Mãos à obra.arte&educação’, dinamizada pelas estudantes Patrícia Carvalho e Beatriz Santos.

Segundo a organização, será pedido a cada “feirante”, pessoa ou entidade, um contributo de 2 €, que reverterá a favor dos BVS-Bombeiros Voluntários de Santarém, que se disponibilizaram para colaborar com uma exposição de equipamento de combate a incêndios e demonstração de exercício de desencarceramento.

As IPSS e todas as organizações sem fins lucrativos que queiram participar não terão de contribuir com este valor, mas poderão fazê-lo se assim o entenderem.

As bancas da Feira encontrar-se-ão em frente da Tertúlia Lounge e a galeria exterior do Complexo Andaluz entre a entrada principal para os serviços centrais e a entrada para os Serviços de Acção Social.

Entre outras iniciativas culturais, haverá a 4 de Maio (15:00-20:00), uma mostra de veículos dos Bombeiros Voluntários de Santarém e, no dia seguinte, 5 de Maio, pelas 15:00, uma demonstração de ‘Exercício de Desencarceramento’ levado a cabo pela corporação.

Pelas 18:00 está previsto um concerto dos Dry n’Blue, banda já conhecida internacionalmente, com o vocalista dos Vulture.

Em paralelo, mas integrada na Feira, realizar-se-á a inauguração de exposição de escultura do ETRA-Encontro de Artes Plásticas e Multimédia.