A Câmara de Torres Novas vai ceder parte do Mercado Municipal para instalação da Unidade de Saúde Familiar Cardilium, responsabilizando-se pelas obras de adaptação, enquanto a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo equipará a unidade.

O acordo, que estabelece a cedência gratuita do espaço, vai ser hoje assinado entre as duas partes, no espaço que o município ocupa na Feira Social de Torres Novas, no Palácio dos Desportos, refere uma nota da autarquia.

A cedência permitirá que a nova unidade (USF) fique próxima de transportes, comércio e serviços, ao mesmo tempo que irá “contribuir para a revitalização e dinamização da vida urbana de Torres Novas e para a obtenção de ganhos em saúde pela população de Assentiz, Brogueira, Chancelaria, Pedrógão, União das Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira, União das Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago – cerca de 13 mil pessoas”, afirma a nota.

A USF Cardilium integrará o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, que serve a população de 11 concelhos (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha).