O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na sua última reunião ordinária realizada a 10 de Abril, o Regulamento de Trânsito no Núcleo Urbano de Aveiras de Cima. A necessidade deste regulamento prende-se com o facto da postura de trânsito das áreas urbanas de Aveiras de Cima encontrar-se desatualizado pelas profundas alterações físicas e urbanísticas ocorridas ao longo do tempo.

Esta proposta será, agora, submetida à Assembleia Municipal.

Foi, igualmente, aprovado o Projecto de Regulamento Geral de Águas de Abastecimento e Águas Residuais do Município de Azambuja. Trata-se de um documento previsto no contrato de concessão celebrado entre o Município de Azambuja e a empresa Águas da Azambuja, S.A. e visa estabelecer as obrigações e os direitos quer da entidade gestora quer dos utilizadores dos serviços. Este projecto de regulamento será submetido a consulta pública, num prazo de 30 dias, para recolha de sugestões. Todos os cidadãos interessados em participar deverão apresentar as suas sugestões por escrito, em requerimento dirigido ao Presidente da Câmara.

Foi aprovada a proposta que determina os prazos e procedimentos administrativos referentes à atribuição dos lugares de venda a retalho, restauração e bebidas, e equipamentos de diversão e outros divertimentos da próxima edição da Feira de Maio de Azambuja. Essa informação será publicitada na página de internet do município nos próximos dias. Recorde-se que a edição 2018 do evento decorrerá entre os dias 24 e 28 de Maio.

A nível de apoios, nesta sessão, foi deliberado autorizar o empréstimo e a isenção de pagamento da taxa de utilização de transporte à Escola Secundária de Azambuja, no âmbito do projeto de empreendedorismo “EDP – Partilha com energia”, a ter lugar nos dias 19 e 20 de Abril.

Por sua vez, a Casa do Povo de Manique do Intendente viu aprovada a minuta do protocolo com a Câmara Municipal em que a autarquia disponibiliza a utilização de um veículo automóvel para que esta instituição particular de solidariedade social continue a desenvolver a sua actividade. A viatura ligeira, de 9 lugares, destina-se essencialmente a prestar apoio a meia centena de idosos, uns a frequentar Centro de Dia e outros em apoio domiciliário.

Por fim, e no âmbito da Ávinho – Festa do Vinho e das Adegas, a realizar em Aveiras de Cima entre os dias 13 e 15 de Abril, foi aprovada a proposta que estabelece o valor dos artigos de merchandising a vender no stand institucional do município.

De referir que, neste dia 10 de Abril, o Executivo Municipal de Azambuja voltou a realizar as reuniões de câmara no Salão Nobre dos Paços do Concelho, após a instalação de uma plataforma elevatória nas escadas de acesso ao salão. O novo equipamento permitirá aos munícipes com dificuldades motoras assistirem às sessões e a qualquer acto que ali venha a ter lugar. Acrescente-se que, em simultâneo, a autarquia adquiriu uma estrutura semelhante, já instalada e em funcionamento, para possibilitar aos alunos com mobilidade reduzida que frequentam a Escola Básica de Vale-Aveiras a plena acessibilidade ao piso superior daquele estabelecimento de ensino dos 2º e 3º ciclos.

A instalação destas plataformas representa um investimento municipal de trinta mil euros.